A HISTÓRIA DO DETETIVE PARTICULAR

17:29



O trabalho do Detetive Particular é datado como uma das mais antigas profissões existentes. Em tese, pode ser vista até em tempos bíblicos, com serviço de espionagem, infiltração e entrega de informação entre cidades, onde muitos espiões se mantinham por anos em seus disfarces. 

Com o passar do tempo essa profissão foi ganhando espaço de outras formas, conforme necessidade de cada tempo e cultura. Atualmente, a profissão Detetive Particular ficou mais conhecida através da cultura pop, sempre vista em filmes, séries e livros, tendo como a principal trama Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle, umas das obras mais conhecidas quando se fala em uma trama de investigação.

A profissão de Detetive Particular tornou-se uma profissão formal em meados de 1850, em Chicago-Illinois, Allan Pinkerton ficou conhecido como o primeiro Detetive Particular do mundo, trabalhando em casos particulares e criminais fundou a Agência Nacional de Detetives Pinkerton.

Não muitos anos depois, em 1894, surgiu o primeiro Detetive no Brasil. Joaquim Ganância, teve seu filho sequestrado e decidiu resolver seu caso por conta própria. Assim a profissão de Detetive Particular começou a ganhar seu espaço até que em 1961 em São Paulo, foi fundada a EBIL - Empresa Brasileira de Investigação Ltda.

Atualmente a profissão tem seu espaço nas questões não criminais, como casos conjugais, empresarial, rastreamento, localização de pessoas, etc. Em 2017 foi aceita e registrada a Lei 13.432/17 - Lei do Detetive Particular no Brasil com seus direitos e deveres.


DETETIVE PARTICULAR EM CAMPINA GRANDE PB - SERVIÇO SECRETO COM QUALIDADE

LEIA TAMBÉM